Vendo filmes em francês

Eu estava conversando com a outra Vivi que faz aula de francês comigo e vi que tenho uma forma bem diferente de tentar aprender com os filmes em francês que assisto. Ela estava me contando que freqüentemente coloca as legendas em português e fica prestando atenção no áudio ou então coloca áudios e legendas em francês.

O meu método já é outro. Basicamente com o tempo eu fui percebendo que o que se fala não é exatamente o que esta na legenda. Por exemplo, o áudio diz: “Elle s’appelle Ana.” Mas na legenda está: “Elle est Ana.”

Então eu adoto a seguinte postura que não é muito comum. Eu escuto o áudio em português e como isso não representa nenhuma dificuldade pra mim eu concentro toda a minha atenção na legenda que esta escrita abaixo e tenho certeza que o que esta escrito é uma forma correta de se dizer em francês o que estou escutando em português.

Desta forma eu não tenho que dividir a atenção com duas coisas que me causam dificuldade com a sombra dúvida: será que o que eu estou lendo é realmente o que eu deveria estar escutando?

Mas é claro que o esforço não acaba por aí… Então depois de ter visto o filme repetidamente e quase ter decorado o primordial de todos os diálogos eu assisto o filme em francês sem legendas. É a hora de treinar o ouvido. O assunto e o vocabulário já estão bem mais claros na minha cabeça e a minha percepção está concentrada em ouvir.

Por isso que alguns posts atrás eu falei “Amelie Polain lá vou eu”. To destrinchando este filme. É claro que tem hora que cansa de se ver e ouvir a mesma coisa, mas pra assimilar bem a melhor coisa é repetição…, dizem!

É claro que pra quem tem uma habilidade maior com o francês esse meu método pode nem ser muito eficaz. Mas pra quem esta começando fica a dica.

 E se resolverem fazer isso olhem antes de comprar ou alugar o filme se existe tanto legenda quanto áudio em português. É mais fácil encontrar os que tem apenas a legenda em português, aí não da pra fazer como eu faço.

Abraços!

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Francês. ligação permanente.

2 respostas a Vendo filmes em francês

  1. Viviane, você tem paciência, hein? Hehehe… Eu morro de preguiça de ter que assistir o filme mais de uma vez… E olha que sou LOUCA por cinema! O que eu geralmente faço é assistir com áudio e legendas em francês ou então só com o áudio em francês e sem legendas. Aí tenho que assistir geralmente 2 vezes para entender tudo direitinho. Outra coisa que me salva da minha falta de paciência é assistir programas curtos em vez de filmes longos. Os curtas da TV5 também ajudam!
    Beijos,
    Lídia.

Deixe uma Resposta

