Vendo filmes em francês

Eu estava conversando com a outra Vivi que faz aula de francês comigo e vi que tenho uma forma bem diferente de tentar aprender com os filmes em francês que assisto. Ela estava me contando que freqüentemente coloca as legendas em português e fica prestando atenção no áudio ou então coloca áudios e legendas em francês.

O meu método já é outro. Basicamente com o tempo eu fui percebendo que o que se fala não é exatamente o que esta na legenda. Por exemplo, o áudio diz: “Elle s’appelle Ana.” Mas na legenda está: “Elle est Ana.”

Então eu adoto a seguinte postura que não é muito comum. Eu escuto o áudio em português e como isso não representa nenhuma dificuldade pra mim eu concentro toda a minha atenção na legenda que esta escrita abaixo e tenho certeza que o que esta escrito é uma forma correta de se dizer em francês o que estou escutando em português.

Desta forma eu não tenho que dividir a atenção com duas coisas que me causam dificuldade com a sombra dúvida: será que o que eu estou lendo é realmente o que eu deveria estar escutando?

Mas é claro que o esforço não acaba por aí… Então depois de ter visto o filme repetidamente e quase ter decorado o primordial de todos os diálogos eu assisto o filme em francês sem legendas. É a hora de treinar o ouvido. O assunto e o vocabulário já estão bem mais claros na minha cabeça e a minha percepção está concentrada em ouvir.

Por isso que alguns posts atrás eu falei “Amelie Polain lá vou eu”. To destrinchando este filme. É claro que tem hora que cansa de se ver e ouvir a mesma coisa, mas pra assimilar bem a melhor coisa é repetição…, dizem!

É claro que pra quem tem uma habilidade maior com o francês esse meu método pode nem ser muito eficaz. Mas pra quem esta começando fica a dica.

 E se resolverem fazer isso olhem antes de comprar ou alugar o filme se existe tanto legenda quanto áudio em português. É mais fácil encontrar os que tem apenas a legenda em português, aí não da pra fazer como eu faço.

Abraços!

Anúncios

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Francês. ligação permanente.

2 respostas a Vendo filmes em francês

  1. Viviane, você tem paciência, hein? Hehehe… Eu morro de preguiça de ter que assistir o filme mais de uma vez… E olha que sou LOUCA por cinema! O que eu geralmente faço é assistir com áudio e legendas em francês ou então só com o áudio em francês e sem legendas. Aí tenho que assistir geralmente 2 vezes para entender tudo direitinho. Outra coisa que me salva da minha falta de paciência é assistir programas curtos em vez de filmes longos. Os curtas da TV5 também ajudam!
    Beijos,
    Lídia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s