A novela do passaporte

Confesso que ainda não sei se essas novas metodologias de retirada de documentos são realmente eficazes ou se são mais uma maneira de enrolar as pessoas. Falo isso porque estou morrendo de raiva chateada com a dificuldade que estou tendo pra tirar passaporte em Brasília e pelo fato de ser obrigada a ir no famoso “Na hora” que mais parece um “Na hora do Inferno”.

Pra quem não sabe esses postos “Na hora” foram feitos para que as demandas por documentos e mais uma série de coisas fossem concentradas em um só lugar criado especialmente para isso. Este lugar seria grande e as pessoas poderiam resolver “na hora” uma série de pendências estando em um só lugar e evitando o deslocamento entre diversos orgãos.

Mas é claro que no Brasil as idéias e o orçamento de tudo é grandioso, mas a funcionalidade sempre fica a desejar. Acontece que esta m. de posto não comporta toda a demanda que é feita pra lá e logo cedo ja existe uma fila imensa de pessoas para utilizar o posto. Aí quando o “Na hora” abre as portas eles distribuem senhas pra evitar a briga e logo logo ja se vêem lotados para todo o dia e não distribuem mais senhas, e quem resolveu ir na hora na verdade ficou é na merda.

Eu nunca tive que ir lá, estou falando o que me dizem, mas por já saber disso quando fui preencher o requerimento de passaporte no site da PF eu tinha a opção de escolher onde seria antendida: aeroporto de Brasília, Na hora, ou em algum lugar que eu não em lembro em Taguatinga (uma cidade satélite de Brasília). Claro que escolhi o aeroporto.

Depois de paga a GRU fui agendar o atendimento, mas o atendimento não podia ser agendado no aeroporto(???!!!). Como nos deram a opção de escolher o aeroporto na requisição do passaporte o Dani foi lá conferir a situação. Infelizmente a PF do aeroporto não está mais expedindo passaportes, salvo em casos de saúde ou de morte. Dado que saúde mental não faz parte das exceções tivemos que respirar fundo e tentar resolver a situação em outro lugar.

Quando eu fui agendar no “Na hora”, pelo menos ja feliz por poder agendar pela internet, descobri que não existem mais vagas até o fim de ABRIL. Meu amigo que teve “sorte” conseguiu agendar para 14 de abril, e deve ter sido um dos últimos. Ele me falou que é bom ficar de olho porque as vezes as pessoas desmarcam e um dia ou outro aparece. Aí lá fui eu tentar o posto de taguatinga: existem vagas em 3 dias ainda, o mais próximo deles é exatamente no dia primeiro de ABRIL! Da até um trocadilho: mentira!!! só no dia da mentira???

Mentira ou não isso atrasaria muito os nossos planos. Então a nossa solução surgiu a partir de uma possibilidade mais cara mas viável. Não faremos o nosso passaporte no DF, vamos agendar em GO, numa cidadezinha chamada Anápolis, que mesmo concentrando todas as demandas do estado, tem vagas já pro fim do mês. 

Agora acho que está “na hora” de respirar fundo, abrir um sorriso amarelo e falar “Éh, a gente tava mesmo precisando dar uma viajada….”

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Processo. ligação permanente.

8 respostas a A novela do passaporte

  1. Volmer diz:

    Agendei com a PF pra tirar o passaporte no fim do ano passado e consegui para meados de fevereiro, nesse mesmo famigerado “Na Hora”. Realmente nunca estive nesse lugar antes, mas pelo que li aqui a coisa é bem bagunçada! Já estou sofrendo por antecipação… =(

  2. Serio que tá essa bagaceira toda pra tirar o passaporte…?

    Também estamos querendo tirar os nossos pra começar a providenciar os vistos para EUA e Canadá, mas pelo que estou vendo estou bem enrolado…

    Fiz a gentileza a mim mesmo de perder meu documento de Título de Eleitor e Certificado de Dispensa Militar. Ai você já imagina que “aí tem novela”… E tem mesmo… O título, fiquei até surpreso. Em 10 minutos consegui um novo, mas como nem tudo é fácil, tive que ir ao centro eleitoral da cidade que eu morava antes para resolver… Tudo bem… E o outro documento? Não consegui providenciar ainda, pois a Junta Militar só está aberta em horário “semi-comercial”, sendo eu obrigado a sair em pleno expediente de trabalho para resolver isso…

    Vou ver já no site da PF também para me informar melhor sobre o passaporte, e já deixar agendado enquanto resolvemos essas pendências.

    “Burocrasil” é o país… rs..

    Abraços!

  3. Eita ferro, hein Vivi?
    Ter que viajar daqui pra Anápolis só para tirar o passaporte não é mole, não! Lembro que quando fui tirar o meu ano passado foi uma novelinha dessas mesmo, mas não me atrapalhou porque eu tinha teeeempo pra gastar lá no “Na Hora”…
    Essa notícia que você deu me deixou de cabelo em pé, pois já estamos com quase todos os documentos prontos para dar entrada no processo, faltando justamente renovar o passaporte do Rafa que vence agora no meio do ano… Ai, ai, ai, ai, ai… Será que precisaremos viajar também? =/
    Beijos,
    Lídia.

  4. Vivi, solicitei e efetuei o pagamento hoje da GRU pra emitir nossos passaportes, e já segui sua dica escolhendo o “Na hora” da rodoviária, mas uma coisa eu achei estranho! Para agendar, haviam MUITAS vagas durante todo o mês de fevereiro pra ir lá e providenciar isso. Por que o de vocês só tinha para abril?!

    Veja direitinho, pois acho que vocês podem marcar por aqui mesmo sem ter gastos pra ir em GO fazer isso.

    Quando conseguirmos obter os nossos, contamos nossa novelinha também. rs..

    Abraços.

  5. Filipe, realmente não sei o que está acontecendo. Acabei de entrar no site da PF pra efetuar o agendamento e não aparece vaga disponível pra mim antes de abril…. Que coisa estranha. E que raiva também!

    Será que eu tenho uma disponibilidade diferente por ter escolhido em um primeiro momento o aeroporto de Brasília? Será que o meu cadastro é tido como um “excedente”? Vai entender…

  6. Realmente nao sei se foi um erro do sistema no meu caso ou algo do tipo. Entrei pra simular um reagendamento e realmente so tinha vaga pra abril.

    Vou levar esse meu comprovante, pq sendo erro ou nao do sistema, agendei o meu e o da Amanda em sequencia ja na proxima semana.

    Sugiro que de uma ligada no telefone da PF disponivel no site de requisicao de passaportes pra ver se nao da pra marcar mais cedo.

    Abracos.

  7. Carmem Passos diz:

    Well, vcs ai no Brasil tem a opcao de que estao em casa. Aqui nos EUA/NY a esculhambacao e a mesma. Tb inventaram a historia da “hora marcada”, mas quando se chega la somos obrigados a passar por duas filas e, depois , dao uma senha. Sou brasileira, mas tb tenho cidadania americana e posso ir para qulquer lugar no mundo mas nao posso entrar no Brasil porque ha nao consegui sequer entregar os documentos no ” Consulado”. Ja fiz ate reclamacao no Ouvidoria do MRE – Ministerio dos Retardados Escolhidos. Sao uns incompetentes. O Congreso precisR agir e aumentar para 10 anos a validade do passaporte brasileiro – isso ja quase padrao no mundo.

Deixe uma Resposta

