A novela do Passaporte – Notícia do Jornal Nacional

Ontem saiu uma notícia sobre a novela que estamos vivendo pra conseguir o passaporte.

Segue o link: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/02/brasileiros-enfrentam-muita-espera-para-conseguir-tirar-o-passaporte.html

“Brasileiros enfrentam muita espera para conseguir tirar o passaporte

Brasileiros que planejaram viajar para o exterior, mas precisam de um passaporte novo estão enfrentando uma fila enorme para conseguir o documento. O atraso é tanto que há quem precise até desmarcar a viagem.

O sonho do casal era um cruzeiro pelo mar do Caribe durante as festas de fim de ano, mas a primeira viagem internacional dos aposentados fez água na hora de tirar o passaporte. “Comecei em 1º de dezembro a tentar o acesso pela internet para fazer a solicitação. Quando eu me deparei com o processo, vi que só em 7 de fevereiro que eu teria esse acesso à Polícia Federal”, revelou a aposentada Maria Aparecida Devera.

O novo passaporte brasileiro é mais moderno, ficou menor e tem mais itens de segurança, mas nunca foi tão difícil consegui-lo. O passageiro que não se prevenir com muita antecedência corre mesmo o risco de perder a viagem.

Não só no Rio como em outras capitais e cidades do interior, a demora para conseguir uma data de agendamento e pedir o documento na Polícia Federal pode ser de meses. Atualmente, o agendamento para tirar ou renovar o passaporte só pode ser feito pela internet.

O Jornal Nacional fez o teste esta semana para tentar marcar datas. Para o Rio de Janeiro, não havia nenhuma data disponível. Em São Paulo e Curitiba, a espera é de mais de um mês. Em Fortaleza e Brasília, de pelo menos 40 dias. “Fiz agendamento, só que foi previsto para o mês de março e abril”, diz um senhor.

Todos os dias, a Polícia Federal disponibiliza na internet as vagas de pessoas que já tinham datas reservadas, mas desistiram. É uma questão de sorte e de persistência conseguir um desses dias. Depois do agendamento, muita gente reclama que ainda é preciso esperar horas nos postos da Polícia Federal que estão sempre lotados. Tem mais espera para pegar o documento em outro dia.

As amigas Flávia e Carolina finalmente conseguiram os passaportes no Rio. “Demorou bastante, foi bem complicado”, revela uma das jovens. Foram três meses de espera, uma demora e tanto para quem quer rever os namorados na França.

A Polícia Federal declarou que houve um aumento de 35% na procura por passaportes neste início de ano e determinou que os postos fiquem abertos até mais tarde e que as equipes sejam reforçadas para aumentar o número de atendimento diários.”

Pois é galera, c’est une merde généralisée!

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Processo. ligação permanente.

11 respostas a A novela do Passaporte – Notícia do Jornal Nacional

  1. Caraca, Vivi! Que zica!
    Depois do seu alerta fomos tentar agendar para tirar o novo passaporte do Rafa… Tivemos que marcar em Anápolis também, acredita? Dia 2 de março… Nossa, ainda bem que o meu eu tirei ano passado, pois não tenho tempo livre suficiente para me enfiar lá no meio do Goiás! =P

    Eles dizem que o prazo de entrega é de 1 semana, espero que cumpram… Já pensou? Três meses pra tirar um mísero passaporte? Isso atrasaria demais os nossos planos, pois queremos dar entrada no processo em abril!

    Bjs,
    Lídia.

    • Pois é Lídia, ta um saco mesmo esta história. Eu e o Dani marcamos no dia 04 de março, que é sexta feira, e eu vou ter que pedir dispensa no trabalho. E ainda vamos ver o que precisamos fazer pra que eu pegue o passaporte dele, senão só quando ele voltar no final de abril.
      Vamos deixar tudo pronto pra assim que terminar esse passo ja enviar os documentos.

  2. Cris diz:

    Tb estou enfrentando essa novela. Pior que já comprei a passagem para abril. Só consegui agendamento para maio!!! Até agora não abriu nenhuma vaga de agendamento em data anterior. Desespero… Excesso de modernidade em país de 3º mundo dá nisso 😦

    • Poxa Cris, que coisa! Ja esta de passagem comprada, caramba! Ou você desmarca ou vai ter mesmo que procurar outra cidade. Boa sorte!

      • Cris diz:

        Oi!! Obrigada!
        Olha, eu consegui reagendar minha entrega de documentos no Na Hora da rodoviária para o início de março. Dá um pouco de trabalho, fiquei quase 1 hora atualizando a página. Nesse intervalo abriram 3 janelas para março. A primeira (dia 10), dei bobeira: fui comemorar antes de confirmar o procedimento e perdi a data. Depois de uns 45 minutos tentando, abriram mais duas janelas para o comecinho de março. O reagendamento funciona!! Boa sorte!!

        PS.: Consegui a “fartura” de horários entre 12:00 e 13:00. Já tinha tentado de tarde (16-17h) e à noite, sem sucesso. Acho que o horário de almoço é o que o pessoal mais efetua trocas.

      • Oi Cris, que perseverança hein!

        Quem também conseguiu agendar e fazer o passaporte em tempo recorde foi o Filipe e a Amanda do Dream on Canada. Eu ja me acostumei com a idéia de ir a Anápolis. To precisando comprar umas roupinhas e comer pamonha ehehehe. Além do mais tenho uma pequena mudança para fazer, e vou aproveitar a oportunidade.

        Abraços!

        Vivi

  3. Oie. Obrigada pelo comentário lá no blog! É isso aí, vamos compartilhando as informações.
    Sobre os passaportes, não sabia que estava desse jeito, que horror. Esse Na Hora nunca funcionou mesmo viu. É que nem as certidões negativas que temos que tirar para o Federal. A Policia Federal e outros Estados disponibilizam tudo online… Na nossa capital, temos que dar entrada na sede da Policia Civil, preencher um formulário, e aguardar alguns dias. Afff… De servidor para servidor, haja burocracia!!!
    Até mais!!=)

    • Essa história de tirar passaporte ta mesmo um samba do criolo doido, pois o Filipe do Dream On conseguiu ter acesso a datas que eu e a Lídia do Quebecquando não conseguimos…. Enfim, vamos que vamos.

  4. Cris diz:

    Essa eu tenho que contar porque está engasgado na minha garganta. Depois da saga de agendamento, reagendamento para a confeccção do passaporte, eu achei que nada mais poderia dar errado. Mas deu 😦

    Hoje fui ao Na Hora buscar o documento. Depois de esperar em pé por cerca de 50 minutos, entro na salinha cheia de fé que o martírio tinha chegado ao fim. A esperança durou até eu receber o documento e constatar um erro de digitação no nome.

    A atendente, tentando me consolar, disse que isso já tinha acontecido com 4 pessoas somente hoje.

    Gentem, agora imaginem: todo o documento perdido por conta da falta de controle de qualidade!! Custava conferir essa porcaria antes de liberar? Agora terei que voltar lá em dois dias, embora o sistema tenha remarcado para amanhã. Assim, eu não tenho mais nada para fazer na vida, né? Só correr atrás de passaporte.

    Para efeito de comparaçao, quando pedi visto para o Canadá, veio com 2 vistos. Um estava cancelado por erro de digitação. Tiveram a nobreza de conferir antes de me entregar o documento em perfeito estado. E olha que a perda foi de apenas 1 folha.

    Graças a Deus não deixei para buscar o passaporte na última hora.

    Que lixo de serviço público é esse?

  5. Viviane diz:

    Nossa Cris, que parto pra tirar esse passaporte, caramba.
    Vou ficar na torcida pra essa segunda via não demorar!
    Um abraço e boa sorte!

Deixe uma Resposta

