Informações para estatísticos.

Para mim, um dos desafios quanto a esse processo de Québec é a minha profissão. Apesar de saber que estatístico é uma profissão em demanda não é fácil encontrar demanda para esta formação no emploiquebec. E eu tento de tudo, statistique, statisticien, SPSS… Só não coloco SAS porque não é permitido procurar oferta de emprego por uma palavra chave com menos de 4 letras. Normalmente eu encontro ofertas para pessoas com outras formações que deverão entre suas funções contribuir para as estatísticas da empresa. Quando eu encontro algo pra estatístico quase dou pulinhos de alegria.

Mas isso não deveria ser surpresa alguma. Mesmo aqui no Brasil encontrar uma empresa que abre uma vaga para um estatístico é difícil. Eu recebo uma oferta a cada duas semanas e quase sempre a demanda é por uma área específica, como por exemplo controle de qualidade ou atuariais.
Já tem uns 7 anos que eu trabalho como estatística mas nunca fui contratada como uma. Já pertenci à equipe de informática, já fui chefe de divisão e hoje em dia sou assessora técnica. A única coisa que pode afirmar que eu trabalhei na minha área de atuação todo esse tempo é uma descrição das atividades que eu exercia e exerço.
Tem hora que isso é meio agoniante, ainda mais pra preencher o DCS. Espero que os avaliadores entendam que apesar do título do meu emprego ter sido “técnico em manutenção de informática II” na verdade eu trabalhei sim como estatística, é só que esse foi o único cargo que o meu empregador encontrou pra mim.
E o fato deu ter trabalhado muitos anos na minha área de atuação é um ponto forte na minha avaliação de Quebec, se eu tiver problemas com esta parte… Enfim, só pagando pra ver.
Vou deixar aqui algumas coisas que encontrei no emploiquebec que podem ajudar futuros imigrantes a preencher a documentação do processo e a procurar emprego.

Títulos de cargos para estatísticos:

  •  Agent/agente de statistiques
  • Agent/agente des services techniques – statistique
  • Analyste en statistique
  • Assistant technique/assistante technique – statistique
  • Assistant/assistante en statistiques
  • Codeur/codeuse – statistique
  • Commis aux statistiques
  • Consultant/consultante en statistiques
  • Dactylo de statistiques
  • Directeur / directrice de service de statistique
  • Méthodologiste – statistique
  • Statisticien / statisticienne en statistique appliquée
  • Superviseur/superviseure de commis aux statistiques
  • Surveillant/surveillante des analyses statistiques
  • Technician/technicienne en statistique

Códigos para informação sobre a profissão e sobre trabalhos vinculados no emploiquebec:

  • Mathématiciens/mathématiciennes, statisticiens/statisticiennes et actuaires (2161)
  • Intervieweurs/intervieweuses pour enquêtes et commis aux statistiques (1454)
  • Directeurs/directrices de services d’architecture et de sciences (0212)
  • Superviseurs/superviseures de commis de bibliothèque, de correspondanciers et d’autres commis à l’information (1213)

Um pouco sobre cada profissão listada acima:

  • Mathématiciens/mathématiciennes, statisticiens/statisticiennes et actuaires (2161)
    Les mathématiciens et les statisticiens font des recherches sur les théories mathématiques ou statistiques, élaborent des techniques mathématiques ou statistiques et les appliquent pour résoudre des problèmes relevant de la science, du génie, du commerce et des sciences sociales. Les actuaires appliquent les principes des mathématiques, de la statistique, des probabilités et de la théorie du risque pour évaluer l’incidence financière éventuelle de circonstances futures. Les mathématiciens, les statisticiens et les actuaires travaillent dans les universités, la fonction publique, les banques et les sociétés de fiducie, les compagnies d’assurance, les firmes d’experts-conseils en prestations de retraite, les associations professionnelles ou les firmes d’experts-conseils en sciences et en génie.
  • Intervieweurs/intervieweuses pour enquêtes et commis aux statistiques (1454)
    Les intervieweurs pour enquêtes communiquent avec des personnes afin d’amasser de l’information pour des études de marché, des sondages d’opinion publique ou des recensements électoraux et de la population. Les commis aux statistiques codent et compilent les données recueillies au cours d’entrevues et auprès d’autres sources pour rédiger des rapports, des listes, des annuaires et d’autres documents. Les travailleurs dans ce groupe de base travaillent pour des entreprises d’études de marché et des maisons de sondage, des organismes et des services gouvernementaux, des sociétés de services publics et d’autres établissements. Ce groupe de base comprend aussi les commis qui observent et consignent des renseignements au sujet de la circulation routière.                                
  • Directeurs/directrices de services d’architecture et de sciences (0212)
    Les directeurs de services d’architecture et de sciences planifient, organisent, dirigent, contrôlent et évaluent les activités d’un service ou d’une entreprise d’architecture, d’architecture paysagiste ou de travaux scientifiques ou statistiques. Ils travaillent pour divers organismes du secteur privé et établissements du secteur public et dans des entreprises d’architecture et de recherche scientifique.
  • Superviseurs/superviseures de commis de bibliothèque, de correspondanciers et d’autres commis à l’information (1213)
    o   Les superviseurs de ce groupe surveillent et coordonnent les activités des commis des groupes suivants : (1451) Commis de bibliothèque, (1452) Correspondanciers/correspondancières, commis aux publications et personnel assimilé, (1453) Commis aux services à la clientèle, commis à l’information et personnel assimilé et (1454) Intervieweurs/intervieweuses pour enquêtes et commis aux statistiques. Ils travaillent dans les secteurs privé et public.

Depois que eu passar pelo processo de seleção eu digo como a minha experiência foi interpretada e como me sai.
Abraços a todos.

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Mercado de Trabalho. ligação permanente.

Uma resposta a Informações para estatísticos.

  1. Michel Piper diz:

    Olá, achei este post muito interessante, e tenho a mesma dificuldade na busca de vagas. Sou estatístico também e já demos entrada com a documentação. Gostaria de conversar sobre emprego no Quebec. Se puderem me contatar (michel.piper@gmail.com), agradeço.

    Abraço e boa sorte na nova vida de vcs!!

Deixe uma Resposta

