Visto de Turismo Canadense – Parte I – Informações Gerais

Na confusão toda com o DCS nem comentei que eu e o Dani já recebemos nosso visto de turismo.  Utilizamos o serviço de despachante da representante da Air Canada em Brasília, a Gran Canária: http://www.aircanadabsb.com.br/site/pags/vistos.php

O bom de usar um despachante é que pode-se tirar dúvidas de preenchimento com eles. E eles também conferem tudo antes de enviar. Mas o pagamento do serviço não é obrigatório, pode-se agendar um horário no consulado em São Paulo para entrega da solicitação. Como moro em Brasília essa opção se tornou inviável por causa do custo com a passagem e por causa do tempo de viagem.

Confesso que não chequei se o visto pode ser tirado na embaixada do Canadá em Brasília. Fiz o caminho que eu julgava, pela minha situação, mais fácil. O site do governo do Canadá diz que a embaixada de Brasília presta os seguintes serviços: assistência a canadenses, cooperação para o desenvolvimento, relações acadêmicas, relações culturais e informações gerais sobre o Canadá. Mas as vezes vale a pena dar uma passada lá no setor de embaixadas e conferir.

Pedimos o visto de seis meses com direito a uma entrada no Canadá. Existem vistos com maior duração e de múltiplas entradas, mas pelo o que eu entendi é mais complicado conseguir.  Vou dar o passo-a-passo dos documentos que preenchemos e que entregamos.

Primeiro vale dizer que o visto de turismo no Canadá é chamado de visto de residente temporário. Os formulários e pdfs explicativos podem ser baixados no seguinte endereço: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/trv_sup_por.aspx?lang=por

Os formulários estão disponíveis em francês e em inglês, mas podem ser preenchidos em português.  Estão disponíveis também dois pdfs explicativos. Um contendo a explicação campo a campo do formulário principal e um com informações gerais sobre todos os passos do processo.  Vale a pena ler o formulário geral, pois além de ter tudo que tem no pdf menor ele também apresenta medidas de fotos, tipos de comprovações de renda, quais formulários preencher e etc.

Mas aqui vai uma observação. O formulário completo fala que a foto enviada tem que ser  35mmX45mm. Mas na hora que apresentamos as fotos na Gran Canárian a despachante fez eu e o Dani descermos e tirar fotos 3X4. Ela insistiu na troca com o argumento que sempre confere o tamanho da foto porque já teve visto recusado por causa disso. Nem sei como ela enxergou a diferença. Eu e o Dani já estávamos um pouco de saco cheio sobre essa história de tamanho certo de foto para enviar. Pois pro envio do DCS eu não sabia qual era o tamanho correto. Pesquisei no site de imigração e não achei. Aí quando vi a informação nesse pdf baixado de um site oficial resolvi adotar o tamanho esperando que tivesse algum tipo de padrão nos tamanhos de fotos pedidos pelo Canada. Enfim, o meu DCS foi com o tamanho 35mmX45mm, depois digo se tive algum problema. Quanto ao visto de turismo foi 3X4 mesmo.

Anúncios

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Viagem. ligação permanente.

Uma resposta a Visto de Turismo Canadense – Parte I – Informações Gerais

  1. Oi, Vivi!
    Só pra confirmar: a Embaixada do Canadá aqui em Brasília não faz o processo de visto mesmo não. Só o Consulado láááá em SP é responsável por isso. Pro Rafa semrpe foi uma chatice, pois a mãe dele mora em Toronto ha uns 10 anos e eles sempre tiveram que fazer o processo por São Paulo toda vez que ele ia visitá-la…
    Beijos,
    Lídia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s