Montando o Processo Federal

Olá a todos. Depois de um bom tempo sumida volta a escrever diretamente de Itabirito. Na verdade acabei não me mudando pra BH e sim pra essa cidade vizinha. Estou me sentindo como se estivesse tirando umas férias no interior. Desde a entrevista a minha vida ficou de pernas pro ar. Me mudei pra uma cidade pequena, tive que montar casa e só agora, quase dois meses depois é que a minha internet esta funcionando devidamente. (Vou pular a parte de que neste meio tempo a cidade decretou estado de emergência e depois de atenção por causa das enchentes que alagaram todo o centro, affff) Como esse blog não é pra falar sobre isso vamos ao que interessa. Segue abaixo mais alguns capítulos da novela mexicana Rumo a Quebec.

Depois da entrevista, eu e o Dani combinamos que iriamos enviar a documentação antes de nos mudarmos. Corri atras da documentação e fique esperando a polícia civil do DF sair da greve para conseguir os certificados. No dia 04 de dezembro finalmente o processo estava pronto resolvi entrar na internet pra conferir o endereço de envio (sabe aquelas pessoas loucas que conferem 15 vezes a mesma coisa, pois é…). Nem preciso dizer que quase caí de costas quando li que a partir de primeiro de dezembro o processo deveria ser mandado para o Canadá e não mais para São Paulo, que existiam novos formulários e que existia uma grande chance deu ter que fazer a tradução juramentada dos meus documentos. Nossa, fiquei bem chateada. Depois descobri que o escritório de SP ainda recebeu demandas enviadas até o dia 07, mas na época eu não sabia.

Com o balde de água fria e eu tendo que encaixotar minhas coisas deixei o processo federal pra Janeiro. Estou na fase de imprimir e conferir as informações dos formulários. Existe um guia de preenchimento mas nem sempre ele é claro e infleizmente não tem muita gente que pode me ajudar s com o preenchimento desses novos documentos.

Também já mandei a cópia dos documentos pra tradução, até dia 10 de fevereiro eles estarão prontos.(Descobri que tradutores tb tiram férias em janeiro.) Quando o tradutor fez o orçamento da tradução eu fiquei muito de cara. É muito caro! Para vcs terem uma idéia uma certidão de nascimento pode ficar por volta de 100 reais. Aí vc pensa: 2 certidões de nascimento, 2 RGs, 2 certificados da polícia federal, 2 da civil, 2 da justiça federal, 1 certidão de casamento, e por aí vai. Eu até pensei em fazer um post sobre como o processo é caro. Apesar de nunca ter sido um processo barato a situação só está piorando com o passar do tempo.

Enfim, o que importa é que daqui a pouco vou enviar e ter certeza que qualquer outro atraso ou demora não é culpa minha e sim do consulado. Não vejo a hora de começar a contar o tempo do processo federal e saber que, apesar da espera ser longa, o dia que passou é um dia a menos!

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Montando o Processo Federal

  1. Davi diz:

    Olá. Eu também sou estatístico recem formado e gostaria de conversar melhor com voce sobre o mercado de trabalho no Quebéc. Eu estou atualmente procurando emprego no Brasil e gostaria de saber o que voce pensa sobre a dificuldade de encontrar um emprego nessa profissão lá em Québec. Temos sorte de nossa profissão estar bastante necessitada lá, mas por outro lado, por ser uma profissão bastantante especializada, temo a dificuldade do idioma. Voce contrataria alguém que mal fala francês e que escreve mal? Apesar de me ver bem qualificado no Brasil eu me vejo como um semi-analfabeto no Quebéc. Quais são as suas espectativas quanto a ser bem sucedida lá não falando bem o idioma?
    Obrigado,
    Davi.

    • Davi, não acredito que em Quebec vai ser mais fácil encontrar emprego do que aqui no Brasil. Um dos problemas com a nossa profissão, ao meu ver, é que as pessoas só pensam: nossa, estatística é difícil, mas pouco sabem o que fazer com ela. A impressão que tenho é queno Quebec utilizam mais estatística no dia a dia, se você procurar algumas palavras chaves no emploiquebec como “pesquisa”, “base de dados”, verá que elas são bem comuns em atribuições de diversas profissões. Como estou longe não posso dizer muito mais. O que escuto de estatísticos que estão lá é que a maior dificuldade é conseguir o primeiro cargo como estatístico. Depois de ter a experiência de trabalhar em Quebec por pelo menos um ano na sua profissão fica mais fácil a competição por outras oportunidades.
      Quanto a dificuldade com a lingua não vejo muito futuro pra quem não sabe falar bem francês em Quebec. Eu não contrataria alguém que escreve e fala mal e comete erros de concordância para escrever uma análise, se comunicar com clientes ou com cargos importantes. Os termos técnicos ao meu ver não são complicados. No google encontra-se muito material de estatística em francês então é só revisar o que mais se utiliza. Mas não tem escapar das duas pedras no cominho: o francês e o inglês. Pra mim a dificuldade com o francês é a mesma com o inglês. Simplesmente não sei bem como me expressar de uma maneira mais formal. Eu até posso me preparar com filmes, livros, jornal, mas só vou tirar a prova do meu preparo estando lá. Pois da mesma forma que não é legal ser muito formal numa conversa de bar, não é legal usar gírias no ambiente de trabalho. Então, como responder um e-mail, como atender o telefone, como se expressar durante uma reunião são coisas que teremos que aprender de novo lá, pois não é só a dificuldade da lingua, mas também uma questão cultural. Acho que a idéia é se preparar o máximo possível estando no Brasil, estudo constante e deixar o resto pra quando se estiver lá, não adianta estressar antes. E quando surgir uma oportunidade de trabalho, aproveitar para aprender as coisas básicas, mesmo se esta oportunidade não for como estatístico. Nem no Brasil eu consegui um cargo de estatística. Sempre fui técnica de alguma coisa, técnica de informática, assessora técnica, etc…
      Acredito que só de estar vivendo todos os dias tendo que usar o francês até pra comprar pão a fluência virá. E quanto mais atividades que exijam a comunicação melhor. Por isso ja tenho a minha lista de atividades não remuneradas que pretendo fazer pra me forçar a desenvolver mais rápido, até porque minha poupança não vai durar pra sempre. Espero ter ajudado!!!

  2. Oi, Vivane!
    Que bom que você voltou para o mundo dos blogs!

    Olha, se isso ajuda um pouco, estão dizendo por aí que os processos enviados para o Canadá parecem estar andando mais rápido. As pessoas até recebem e-mail de confirmação e tudo, avisando que o processo chegou, que debitaram as taxas do cartão de crédito… É muita evolução! Heheh…

    Beijos,
    Lídia.

    PS: Some mais não!

    • Oi Lídia!!! Acredita que senti saudades de você e do Filipe?? Sério! Parecia que sem internet eu não estava conectada com o mundo e sem cuidar do processo parecia que o meu ano não tinha começado ainda. Até o meu dia ficava atrapalhado. Tipo: como assim passar roupa? Eu ainda não decidi como vou responder aquela questão do formulário! Não tem sentido mecher com roupa agora!
      Rs!!! Só o Dani mesmo pra me aguentar!
      Quando a velocidade do processo confesso que eu e o Dani estamos divididos. Eu e o Tobias (meu york) fazemos parte do partido revolucionário imediatista. O quanto antes melhor e se for pra mudar que a dinâmica não seja nada suave. Já o Dani e a Luna (a york puxa-saco do Dani) formaram o partido conservador itabiritense, que sinceramente dispensa comentários. Afinal, pra que comentar algo que não vai durar não é mesmo? Ehehehehehe.
      Nossa, eles estão se comunicando mais então? Que ótimo, fico feliz, só de saber que tudo chegou bem já dá um alívio. Vou dar uma passada no seu blog pra saber como estão as coisas com o seu processo.
      Abração e Feliz Ano Novo!!!

Deixe uma Resposta

