Francisation en ligne – FEL

No mês passado recebi um e-mail do MIC me re-convidando a participar da Francisation en Ligne. Para os que não sabem é um curso de francês gratuíto oferecido pelo governo de Québec para os candidatos à imigração que obtiveram um CSQ. https://www.francisationenligne.gouv.qc.ca/default.htm

Eu demorei pra me registrar pois ainda não confiava no serviço de internet daqui de casa, mas resolvi arriscar e por enquanto esta dando certo.

Existem dois tipos de curso FEL. O mais completo tem exercícios no computador, produções orais e escritas, encontros periódicos com um professor nativo e classes virtuais com estudantes de todo o mundo. O módulo de auto-formação conta apenas com exercícios e avaliação automatizada. Eu escolhi o completo.

Antes de se inscrever eles deixam bem claro que a escolha do módulo a ser feito deve estar de acordo com o tempo que se tem disponível para estudar e também a capacidade do equipamento que será utilizado para fazer o curso. Eles fazem um teste da internet, da máquina e do microfone para que se saiba se eles estão dentro do mínimo exigido: https://www.francisationenligne.gouv.qc.ca/default.htm

O interessante desta plataforma é que os assuntos das lições são vinculados a experiência que teremos ao chegar como imigrantes em Québec como aluguel, sistema de educação, emprego, turismo e lazer. Fora as atividades que devem ser feitas para fechar um bloco de estudo existem banco de exercícios, conjugador, glossário, fichas gramaticais e etc.

Ao se inscrever é feito um teste do seu conhecimento de francês. Se bem me lembro o desempenho é medido com uma escala de 1 a 9. Para participar da FEL é necessário tirar uma nota de 4 a 6. Pessoas com o conhecimento muito iniciante ou muito avançado não aproveitam bem a FEL, segundo eles.

Eu nunca fui boa em regrar meu próprio tempo de estudo, e sempre que aprendi uma lingua eu contei com professor particular ou turma reduzida. Sempre gostei desta forma, pois aprendo na minha velocidade. Um lado ruim é que eu nunca fazia as atividades que eu não gostava, mal entregava produções escritas. Estou tendo que me adaptar a FEL. Mas isso passa.

 Abraços a todos!

Vivi

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Francês. ligação permanente.

Uma resposta a Francisation en ligne – FEL

  1. Viviane Berlim Bianchi diz:

    Acho que você fez muio bem, Vivi! Comecei a fazer a FEL no segundo semestre do ano passado e astou achando ótimo. É preciso, sim, ser assíduo, mas o tempo exigido é mais do que flexível e cabe bem na rotina de qualquer um. Adoro a minha professora e os exercícios e as aulas são muito bons! Você vai gostar bastante!

Deixe uma Resposta

