A compra das passagens

Hoje compramos nossas passagens para Montréal. Mas como tudo no Brasil tem que ser complicado lá vai a minha experiência para que outros não passem pelas mesmas chatisses.

Todos já sabemos e ja reclamamos muito com relação ao preço de passagem só de ida ser maior do que comprar ida e volta, então nada de mistério aqui. Então decidimos marcar a volta para o ano que vem, no fds do casamento de uma grande amiga. A data estava disponível no site da TAM, mas na hora de carregar os vôos o site travava. Quando eu colocava outra data no mesmo mês o site carregava…

Decidi ir até o aeroporto para comprar as passagens, pois acreditava que o preço não seria tão diferente e que eu já sairia com os assentos e reservas dos cachorros confirmadas em todos os trechos. Doce ilusão. A tarifa de Brasília para Montréal ida e volta para uma pessoa na classe econômica estava 8.000,00. Juro, oito mil reais. Sendo que no site da Tam a passagem ficava por 3.100,00. A tarifa no balcão estava mais cara que a passagem na internet classe executiva. E eles também não poderiam reservar a ida dos cachorros nos trechos operados pela Air Canada. Nem preciso dizer que foi uma perda de tempo ir lá.

Só não perdi a viagem pro aeroporto pq peguei informações mais precisas sobre a viagem dos cachorros no Ministério da Agricultura, mas sobre isso eu falo em outro post.

Quando cheguei em casa fui comprar a passagem pela internet mesmo. O erro persistia no site, então comprei para outro dia mesmo e peço o reembolso ou pago a taxa de mudança de dia no ano que vem. Comprar no site da Tam foi bem rápido, mas eles não me deram a opção de marcar os assentos nos trechos da Air Canada.

Liguei na Tam e fiz a reserva dos dogs de Brasilia para SP e perguntei sobre como marcar os assentos dos trechos internacionais e a atendente me falou que eu deveria ligar na Air Canada e marca-los, e quando eu perguntei sobre o código de reserva ela me disse que era o mesmo código de reserva da TAM. Oky, primeiro erro. O código de reserva é diferente, descobri isso quando liguei pra Air Canada e não consegui resolver nada pq não tinha o bendito código.

Bem, liguei de novo na Tam, tive mais sorte com a atendente e com o código certo liguei de novo na Air Canada e consegui reservar a ida dos cachorros. Mas a atendente da Air Canada me disse que eu deveria marcar os assentos com a equipe da TAM. O máximo que ela podia fazer por mim era verificar os assentos disponíveis e me aconselhou a falar com o supervisor caso o atendente não conseguisse marcar o assento.

Liguei de novo na Tam. Gente, isso tudo foi ouvindo musiquinha, discando mil opções até conseguir falar com um atendente, tanto na Tam quanto na Air Canada. Claro que a pessoa que me atendeu na TAM não conseguia marcar o assento e tentou me explicar varias vezes porque não era possível pois não queria repassar a ligação pro tal supervisor. Quando ele resolveu passar a p*** da ligação ficamos ouvindo musiquinha por mais de 10 minutos.

O supervisor me pediu desculpas pela demora e marcou meus assentos, mas ainda bem que eu ja tinha pego os assentos disponíveis com a moça da Air Canada, pq pra ele o que era janela era corredor, o que era corredor era meio, e o meio era a janela. O posicionamento das letras no sistema dele não tinha nada a ver com o posicionamento na aeronave. Para ficarmos mais tranquilos com o que estavamos marcando entramos no site da Air Canada e procuramos o layout das aeronaves do nosso bilhete de passagem, é mole? Pois no sistema dele teve assento que a moça da air canada me disse que estava disponivel e para ele não estava….

Para finalizar pedi para que ele me passasse por e-mail o recibo do bilhete com os assentos marcados. E Graças a Deus isso ele conseguiu fazer sem grande dificuldade.

Então seguem as dicas sobre a compra de passagens com essas empresas:

1 – Não adianta ir ao aeroporto, o tempo de espera as vezes é longo e o preço pode sair completamente absurdo. E não 10% a mais como eles dizem…

2 – Insista na TAM para reservar o assento mesmo do trecho operado pela Air Canada. Peça para falar com o supervisor, e espere o supervisor ler o manual de instruções antes de te atender.

3 – Use o layout da aeronave disponível no site da Air Canada para se basear na reserva dos assentos, pois o sistema disponível pra TAM não esta de acordo com a realidade. De acordo com o supervisor os assentos que ele estava marcando eram na janela e meio, mas na realidade eram corredor e meio daqueles assentos no meio da aeronave.

4 – Se vc vai levar cachorros lembre-se: O único assento permitido para transporte de animais na TAM é na janela. Mas a Air Canada não faz distinção de assento para cachorro então mesmo que eles tentem aplicar a mesma regra na hora de reservar os assentos na Air Canada insista na disposição mais confortável para vc e pra sua família.

5 – Se vc tiver visto americano ou disponibilidade para conexões longas vá por outras companhias aéreas, a passagem fica bem mais em conta.

Bem, é isso. Estou super feliz de ter comprado as passagens, pena que nada é lindo, maravilhoso, mágico e fácil como eu sempre sonhei que seria, rs!

Abraços a todos e vamos que vamos!

Vivi

Sobre frozenburguers

Estatística e Geólogo procurando seu cantinho em Quebec!
Esta entrada foi publicada em Viagem. ligação permanente.

Uma resposta a A compra das passagens

  1. Uau! Que trabalheira! Mas nada nesse processo de imigração pode ser mamão-com-açúcar, né? Rsrsrs… É tudo “com emoção”…
    Beijos,
    Lidia.

Deixe uma Resposta

